REQUALIFICAMOS A ETPM

A nossa missão na Escola Técnica e Profissional de Mafra consiste em permitir que cada estudante, na sua área de estudo, possa ir o mais longe possível, evoluindo com a sociedade e para a sociedade. É fundamental criar experiências de aprendizagem imersivas e inclusivas que inspirem a aprendizagem ao longo da vida.

Quando está em causa o ensino, é fundamental dispor das ferramentas certas. Isso significa que é possível melhorar a aprendizagem e a resolução de problemas utilizando os equipamentos certos na sala de aula. E nesse sentido a ETPM candidatou-se ao Aviso Nº LISBOA-75-2018-32 para apresentação de candidaturas em Investimento no Ensino, na Formação, na Formação Profissional e nas Competências e na Aprendizagem ao Longo da Vida Através do Desenvolvimento das Infraestruturas de Formação e Ensino (10.5 – 10a), a escola conseguiu continuidade ao seu plano investimento e suprir a necessidade de renovação constante.


Neste sentido requalificou-se o parque informático da escola, nomeadamente com a renovação da sala de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), assim como, na instalação de novos projetores multimédia fixos, em todas as salas de aula.

Na componente de formação de circuitos digitais nos cursos de informática, mecatrónica e eletrónica, automação e computadores, o recurso a braços robóticos programáveis, permitiu desenvolver nos nossos alunos as competências nas áreas da programação e da automação.

Para os cursos de mecatrónica e eletrónica, automação e computadores, equipamentos como as impressoras 3D, permite aos alunos passar do desenho e planeamento esquemático à concretização física do projeto. Assim como, a criação de mecanismos, com recurso a motores elétricos, auxiliados e/ou controlados eletronicamente, que possam interagir entre si de forma automatizada.

Na componente mecânica, a bancada de trabalho, o carro de ferramentas e os suportes de motores, permitem o fácil manuseamento dos motores de combustão interna. Como equipamentos de suporte à simulação, mediação e análise dos comportamentos dos sinais analógicos e digitais, é fundamental a utilização de osciloscópios, fontes de alimentação laboratoriais e de multímetros digitais.

Também na área do curso de cozinha e pastelaria a aquisição de equipamentos permite os alunos estarem atualizados nas novas tendências e novos mercados. Cozinha molecular, cozinha criativa, cozinha saudável são conceitos que estão presentes nos mercados atuais de empregabilidade nesta área que queremos desenvolver e aprofundar com os nossos alunos.

O etpm requalifica permitiu a criação de uma sala multimédia, com recurso a computadores com capacidade para processamento audiovisual, recolhido pelos equipamentos de vídeo e som, tais como, câmaras de filmar e drones com capacidade de captura em ultra HD, são indispensáveis para o curso de marketing, relações públicas e publicidade, assim como, para o curso de informática, quando é necessário fazer processamentos em 3D.

Passados estes 14 anos a ETPM encontra-se numa fase de remodelação/requalificação de equipamentos das nossas salas de trabalho tecnológico. Esta requalificação permite-nos enquanto instituição, garantir a qualidade da formação ministrada e o compromisso no ensino de excelência.