FORMAÇÃO PROFISSIONAL

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO/A DE PROTEÇÃO CIVIL

O Curso Profissional de Técnico/a de Proteção Civil é uma formação de nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ/QEQ) com dupla certificação reconhecida nacionalmente, conferindo equivalência ao 12.º ano de escolaridade. Tem como finalidade preparar profissionais com competências técnicas e operacionais para atuar na prevenção, planeamento, intervenção e resposta em situações de risco, emergência e catástrofe, com foco na proteção de pessoas, bens e ambiente

PRINCIPAIS ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS

Prevenção e caracterização de riscos coletivos (naturais, tecnológicos ou humanos), identificando vulnerabilidades no território e propondo medidas de proteção e mitigação.
Participar no planeamento e coordenação de atividades de proteção civil, incluindo a conceção de planos de emergência e estratégias de resposta.
Implementar ações de sensibilização e educação pública, promovendo a cultura de autoproteção e formação de comunidades em matéria de segurança e prevenção de riscos.
Colaborar em campanhas de informação, comunicação e logística de emergência, assegurando fluxos de informação eficazes e apoio técnico às equipas de primeiros socorros e intervenção.
Apoiar a execução de operações de socorro e assistência, prestando suporte nas fases operacionais de intervenção e nos procedimentos de segurança.
Colaborar com outras entidades e equipas multidisciplinares, nomeadamente serviços municipais de proteção civil, bombeiros, forças de segurança, empresas de consultoria de risco e serviços de saúde.
✔ Aplicar normas de higiene, segurança no trabalho e legislação específica, garantindo que as atividades e operações cumprem os requisitos legais e de proteção civil. 

FORMAÇÃO NÍVEL IV
DUPLA-CERTIFICAÇÃO
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Tal como os cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior. Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino. Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).

ESTRUTURA CURRICULAR 

Componente Sociocultural Horas
Português 320
Língua Estrangeira I - Inglês
220
Área de Integração 220
TIC 100
Educação Física
140

Componente Científica

Horas
Biologia e Geologia
150
Matemática
200
Física e Química
150

Componente Técnica

Horas
Relações Públicas
150
Organização, Gestão e Planeamento
800
Meio Ambiente e Proteção Civil
200
Tecnologias
50

Estágio / FCT

608
Total da Formação 3308

800x800

SAÍDAS PROFISSIONAIS

✔ Serviços Municipais de Proteção Civil nas autarquias ou no sistema nacional de proteção civil.
✔ Corpos de Bombeiros (profissionais ou voluntários) e organizações de resposta a emergências.
✔ Forças de segurança e entidades públicas de gestão de crise (e.g., GNR, PSP, Autoridade Marítima).
✔ Empresas de segurança, consultoria e gestão de riscos em setores públicos ou privados.
✔ Organizações Não Governamentais (ONGs) e instituições humanitárias que actuem em socorro, resposta a catástrofes ou apoio comunitário.
✔ Entidades de serviços de saúde e apoio social (técnico de coordenação em emergências e prevenção de riscos).
✔ Projeto independente ou consultoria freelance em prevenção de riscos, formação comunitária ou segurança global.

INSCRIÇÕES ABERTAS! Escola Técnica e Profissional de Mafra

Queres frequentar este curso?

Inscreve-te Já